quarta-feira, 28 de março de 2012

Trabalho de Geografia
Apresentação de Slides




Clique Aqui Para Baixar a Apresentação de Slides



Grupo: 3005 

Taiani de Andrade
Caroline dos Santos
Thaynara Pinheiro
Tamires Marcedo
Evellyn Cristine
Edmilson Junior
Jéssica Batista
Luan Cruz
Izabele Borges

segunda-feira, 26 de março de 2012

Extrativismo



                       O termo extrativismo, em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral (exploração de minerais), animal (peles, carne, óleos), ou vegetal (madeiras, folhas, frutos...). Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Praticada mundialmente através dos tempos por todas as sociedades.

                                                               
                       Até o início do século XIX o conceito de extrativismo baseava-se nas idéias dos Naturalistas, nas grandes descobertas científicas, nas grandes viagens, enfim, na "mãe natureza" e na riqueza nela contida, pensamento que foi reforçado pela Revolução Industrial e pelas teorias de Karl Marx, onde tudo era produto e que os recursos naturais passaram a ser chamados de matérias-primas, tidas como inesgotáveis e seu consumo controlável pelo homem.
                    Já no século XX com o avanço das tecnologias e do crescimento populacional, o homem começou a perceber que esta matéria-prima oriunda dos recursos naturais eram esgotáveis. Desta maneira surgiram novas idéias com relação a sustentabilidade dos ecossistemas, as quais foram colocadas em prática através dos chamados projetos de desenvolvimento sustentável.
Assim, um novo perfil sobre as atividades extrativistas no mundo começou a ser delineado e as ações do homem com relação ao extrativismo sofreram profundas alterações, o que inicialmente tinha apenas um caráter ideológico passou à prática e as ações de sustentabilidade tornaram-se perceptíveis.
Há vários exemplos de extrativismo vegetal, por exemplo:


                                                           Castanha-do-pará




                                                                         Açaí


                                                                         Palmito



                                                                           Pupunha


                                                                       Madeira


                                                                     Babaçu

Entre outros...

quinta-feira, 15 de março de 2012

Indústria de transformação




                        A indústria de transformação é o de indústria que transforma matéria-prima em um produto final ou intermediário para outra industria de transformação. Como exemplo de industria de transformação temos as refinarias de petróleo que usam o petróleo como matéria-prima tanto para produtos finais, como por exemplo óleo diesel e gasolina, quanto para produtos intermediários como por exemplo nafta que é utilizada pela indústria petroquímica em diversos produtos como, por exemplo, os plásticos.

                       O crescimento industrial dos últimos anos permitiu que o Brasil desenvolvesse um dos mais importantes e completos parques industriais da América Latina. Os clusters coureiro calçadistas são um exemplo de extrema importância. -Indústrias de bens de produção: Transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para ser utilizada por outras indústrias; -Indústrias intermediárias: Produzem máquinas e equipamentos para outras indústrias; -Indústrias de bens de consumo: Produzem bens voltados diretamente para o consumidor final.

                      As indústrias de transformação são responsáveis por 97% do valor da produção industrial do Brasil, ficando os outros 3% para as industrias extrativistas. Destaque para a industria de transformação mineral (metalurgica, siderurgica, fertilizantes, cimento, petroquímica, etc…), estimada em 130 bilhões de dólares, com participação de 28% do PIB.

Tipos de Indústrias Brasileiras


         

            A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano e, de forma cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas. Essa atividade é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias  de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

           As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital.


                                                            Indústrias extrativas
               são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.

Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.

1. Conceito e tipos de indústria 

Podemos definir a indústria como qualquer atividade humana, que com auxílio do trabalho, converte matéria-prima em produtos que serão consumidos pelas pessoas ou por outras indústrias.

Podemos dividir a indústria em:

1. Extrativa 

A indústria extrativa retira a matéria-prima da natureza para ser utilizada em outras indústrias. Existem dois tipos principais desse tipo de indústria: a indústria extrativa vegetal e a indústria extrativa mineral.

A indústria que extrai o petróleo é um exemplo de indústria extrativa.

                                                              De transformação 

São as indústrias que produzem alimentos, roupas e todos os produtos que são consumidos no nosso dia-a-dia (indústrias de bens de consumo). E que fazem a primeira transformação da matéria-prima para ser utilizada em outras indústrias (indústrias de bens de produção).


                                                               Recursos Minerais 

                 Existem dois tipos de minerais localizados sobre a superfície da Terra:

Minerais Fósseis: são provenientes da decomposição de restos de animais e vegetais que ficaram depositados em camadas de rochas sedimentares. Exemplo: petróleo, carvão.

Minerais Não-Fósseis: são compostos químicos metálicos e não-metálicos que tornaram-se mais consistentes no interior das rochas. Exemplo: manganês, prata, fosfatos, amianto, ferro, ouro.

Nesse sentido, sabe-se que os vários elementos vão se originar numa determinada região, conforme o tipo de formação geológica da área. Sendo assim, quanto maior for a dimensão do país, mais possibilidades ele terá de conter em seu território os diversos tipos de rochas e consequentemente todos os tipos de minerais.

Porém, esses países de grandes dimensões, como o Brasil, que possui todos os tipos de rochas, nem sempre obtém os minerais em quantidades suficientes para atender a demanda de sua economia. Portanto, os minerais podem ser classificados conforme a sua disponibilidade:

- abundantes: são os minerais encontrados em grandes quantidades, e que por isso são usados tanto pela própria região, quanto para exportação. Exemplo: ferro, alumínio e manganês.

- suficientes: são encontrados em quantidades suficientes para atender a sua própria região, portanto não é possível ser usado para exportação.

- carentes: são encontrados em pequenas quantidades, que são insuficientes para o abastecimento interno. Exemplo: carvão mineral.